sábado, 14 de março de 2009

A maldade de uns e outros


Esse é o X, ainda não sabemos como vamos chamá-lo, mas ele é o personagem da minha história de hoje.
Essa semana o Marcio foi passear num outro bairro e ao passar por uma avenida viu um cachorro cocker caramelo - esse aí da foto - tentando subir numa calçada desesperado. Ele se arrastava e ninguém na rua parecia se importar com a cena. Então o Marcio resolveu pegar ele - com dificuldade - e o colocou dentro do carro e foi buscar ajuda. Sem dinheiro, passou numa clínica veterinária e pediu ajuda que foi negada pela veterinária Lara, que estava no local. Isso pra gente ver que tem muito veterinário que está fazendo a coisa errada, está no ramo errado e a única coisa que importa para eles é o dinheiro das consultas e não a ajuda. Marcio procurou um amigo, dono de Pet shop e que está há muitos anos no mercado. Ele entrou em contato com uma veterinária amiga dele e ela informou o que deveria ser feito, então o tio Renato e o Marcio se puseram a cuidar do X. Ele foi atropelado, pode ter fugido de casa e como não está acostumado com a crueldade das ruas foi atropelado por um ANIMAL que fugiu. X tenta se recuperar, ele está tosadinho, recebendo medicamentos e alimentação, e na segunda feira vai a uma faculdade fazer um raio X pra ver o que realmente tem. A minha mãe tem sido sua terapeuta e conversa com ele e faz carinho pra ele não se sentir muito só, já que está longe de casa, e dodói. Hoje ele tentou dar os primeiros passos, mas ele não aguenta ficar de pé. Eu não me arrisco a ficar perto dele porque ele já deixou claro que não gosta de gatos... fazer o quê?
Mas o que me deixou irritado nessa história foi a sucessão de má vontade e maldade de certos humanos. O primeiro o atropelou e negou socorro, decerto é daqueles que pensam que bicho é lixo. Depois a veterinária que não se deu ao trabalho de perguntar se precisava de ajuda, se havia alguma possibilidade de pagamento diferente de à vista!!! Por essas pessoas o X teria morrido la na rua, sozinho.
Aqui em Maringá, o que conta é o status, é você ter dinheiro e bom nome, se não for assim você não serve pra nada. Quando a mamãe nos leva ao veterinário todo mundo elogia e nos trata com esmero, quando leva um gato comum, com pelo curtinho, rajadinho etc, eles olham com desdém, como se dissesse "vai gastar dinheiro com isso?". Uma vez quando o Jarbas era vivo, a mamãe já tinha notado isso; ele comia o que tinha de melhor, tinha gravatinhas caras, tudo o que havia de novidade, não importava o preço, ela levava para ele, um dia ela foi levar ele para passear e quando viram que ele era "vira-lata" ficaram chocados e até disseram "nossa a gente pensava que fosse um gato de raça pelas coisas que você leva para ele..."
A maldade se espalha até nos setores onde ela não devia estar - ao menos em teoria. Recolhemos dois cachorros da rua tempos atrás e ligamos para a prefeitura. Os vacinamos, cuidamos e íamos entregá-los sãos e salvos, mas a prefeitura mandou vir a carrocinha assassina. Quando as pessoas chegaram disseram que tinham vindo buscar os cães para sacrificá-los!!! Óbvio que eles não saíram daqui...
Onde está o respeito pela vida nesse mundo? Será que aqui em casa estão todos loucos? Será que eu sou um sonhador porque tenho uma família que me ama e que faz tudo por mim, e tudo o que pode para ajudar os outros? Ou será que na verdade o mundo é que ficou realmente cruel? As pessoas estão dando cada vez menos valor às coisas, à vida, em qualquer forma, chego a pensar que o mundo enlouqueceu em seu universo egoísta...
A história do X é muito triste, mas ao menos ele teve alguém que se importou e que o acolheu e que tem cuidado dele, quantos outros sofrem até a morte nas estradas, nas ruas, ou dentro de suas próprias casas por animais que se julgam seus donos?
Quando isso vai acabar? Quando as pessoas acordarão e descobrirão que estão erradas?
Espero sinceramente que não demore muito.
Enquanto isso, pessoas boas, que ainda acreditam em algo bom trabalham arduamente para que isso não continue acontecendo. Obrigado a essas pessoas que ainda mantém seu coração aberto mesmo quando o mundo todo as julga estúpidas. E parabéns por resistirem bravamente.
Miau

Nenhum comentário:

Postar um comentário